A Assembléia de Deus em Mossoró, teve seu início no ano de 1927, na rua Marechal Deodoro, bairro Paredões, sob a direção do Pr. Manoel Higino de Souza, Natural da cidade de Angicos deste estado, vindo na época de Belém do Pará, onde havia exercido as funções de Evangelista e Pastor. Homem simples, mas dinâmico, conhecedor da Bíblia e hábil no uso de instrumentos musicais. Após pregar naquele bairro, e ganhar algumas almas para Cristo Jesus, alugou uma casa para residir com a família, local onde passou também a funcionar a primeira congregação pentecostal em Mossoró.
Os primeiros convertidos
Na lista dos pioneiros da causa pentecostal nesta cidade constam os seguintes nomes: Edgar Filgueira Burlamaqui, Dona Burlamaqui, Leoncio José de Santana, Norma Lima de Santana, Amália Soares de Góis, José Lins (primeiro crente batizado com Espírito Santo) e outros.
Início de progressçao e perseguição
O trabalho se intensificou debaixo das bênçãos de Deus que operou maravilhosamente. Muitas pessoas aceitaram a Cristo e foram batizadas com Espírito Santo. Pôr outro lado surgia forte perseguição contra a Igreja; o clero, insuflou contra os evangélicos, perseguindo , queimando Bíblias em praça pública, nossos templos foram apedrejados, a integridade física dos membros da Igreja ameaçada. Em algumas ocasiões foi necessário a intervenção do delegado de polícia para fazer cessar a perseguição e debaixo da proteção divina a congregação continuou e se espalhava em todo este município.
O primeiro batismo
E crescendo em numero e em santidade, aconteceu o primeiro batismo em águas, no rio Mossoró, próximo ao Paredões, no dia 30 de maio de 1929, ministrado pelo Pastor Francisco Gonzaga da Assembléia de Deus em Natal.
O primeiro templo
No dia 03 de maio de 1930, foi inaugurado na Av. Dix Sept Rosado, o primeiro templo construído para abrigar o povo de Deus nesta cidade, onde até hoje funciona como templo sede, após ser reconstruído e passar por varias reformas. O terreno foi doado na época pelo Sr. Jeronimo Rosado.
Contexto sócio-religioso da época
A década de 1921 a 1930, foi sem dúvida para Mossoró um período de grandes acontecimentos. A cidade crescia demográfica, social e economicamente, e também no sentido cultural. Diversos acontecimentos importantes verificam-se nesse período um crescimento em todos os segmentos. Criação de Escolas, e Associações. Em junho de 1927, Mossoró resiste brava e vitoriosamente ao bando do Cangaceiro Lampião, o serviço telefônico foi inaugurado em 1930. A área urbana foi ampliada com a construção de novas praças, construção de estradas de ferro para o alto oeste. Desse modo, maiores horizontes abriram-se para Mossoró, e este surto de progresso tornou-se um forte motivo para atrair os evangélicos à cidade e nela estabeleceram trabalhos permanentes.
O crescimento e desenvolvimento da igreja
Os anos foram passando e Deus abençoando a sua igreja Assembléia de Deus, nesta cidade, novos trabalhos sendo abertos: casas de orações, pontos de pregação e novos templos sendo construídos nos mais diferentes bairros. Criou-se o primeiro programa de rádio: Culto Radiofônico em 05.01.65, enfim em meio as dificuldades, uma Igreja já bem estruturada para servir e ganhar almas para Cristo Jesus, e no período de 07 a 09 de janeiro de 1977, comemoramos o nosso Jubileu de Ouro, na gestão do saudoso Pastor Manoel Nunes da Paz, quando já contávamos com mais de 3 mil crentes nesta cidade. Imbuídos no desejo de fazer missões transcultural esta Igreja envia a primeira família missionaria em 29 de fevereiro de 1976. Trata-se do Missionário José dos Santos Lira, esposa e filhos, que foram trabalhar no pais do Equador e ali fez um próspero e abençoado trabalho nos seus 14 anos, fundou 12 trabalhos em 5 estados e centenas de equatorianos foram salvos mediante a pregação do evangelho.
A história recente
Da década de 80 para cá a Igreja registou um crescimento mais acentuado em toda sua história. A frente desta grande obra esteve no período de 15.04.81 à 23.07.93 o Pastor João Gomes da Silva, tendo como seu sucessor o Pastor Martim Alves da Silva que comanda esta grande obra e a exemplo do seu antecessor é obreiro de larga visão , dinamismo e experiência, razão do brilhante trabalho que vem de forma sucinta o seguinte:
- Dezenas de trabalhos abertos;
- Construções de muitas outras dezenas de templos;
- Reforma geral no templo central;
- Construção do Colégio Evangélico;
- Criação de campanhas evangelísticas permanentes;
- Aquisição de veículos utilitários;
- Criação de Equipe (SEFAM) Seminário da Família;
- Criação de Escola Teológica;
- Consagração de muitos obreiros;
- Criação da Secretaria de Missões para mantimento dos missionários;
- Trabalhos de Capelania evangélica no II BPM;
- Aquisição de Carro de Som Volante;
- Envio de mais missionários;
- Criação e funcionamento de Centro Social;
- Construção Centros Clínicos e Teológico;
- Criação e construção de Departamentos Infantis;
- Criação de mais programas radiofônicos;
- Criação do Jornal A VOZ da Assembléia de Deus;
- Realizações de grandes cruzadas Evangelisticas;
- Realização de escolas Bíblicas anuais para obreiros;
- Realização de batismos bimestrais para atender a grande demanda de novos convertidos;
- Visitas periódicas aos campos Missionários;
- Aquisição de terreno para construção do templo Sede;
- Realização da campanha CONTE COMIGO para a construção do templo sede;
- Construção do templo sede.
0 comentários: